06/02/2026
Programa Café Produtor de Água entrega PIP’s a produtores da Bacia do Santa Bárbara
Produtores rurais da Bacia do Córrego Santa Bárbara, em Monte Carmelo, receberam nesta quinta-feira (05) os Projetos Individuais por Propriedade (PIP’s), dentro das ações do Programa Café Produtor de Água, iniciativa que alia produção cafeeira, conservação ambiental e gestão sustentável dos recursos hídricos.
A entrega dos projetos é resultado da parceria entre o Conselho Nacional do Café (CNC), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), a monteCCer, por meio do Programa Socioambiental Viveiro de Atitude e a Prefeitura Municipal, reunindo instituições públicas e privadas em prol da segurança hídrica e da sustentabilidade da cafeicultura.
Os PIP’s apresentam diagnósticos técnicos individualizados e orientações práticas para cada propriedade, com foco na proteção de nascentes, conservação do solo, adequação ambiental e uso eficiente da água, ações de grande importância no cenário atual que de escassez hídrica, de mudanças climáticas.
Segundo Bárbara Gonzaga Mundim, analista de Projetos Ambientais do Viveiro de Atitude, os projetos são fundamentais para apoiar o produtor rural no planejamento da propriedade, para que esta consiga reter e armazenar água da chuva no solo para ser usada no período de seca. “O PIP permite ao produtor visualizar, de forma clara, o que pode ser feito em cada área da propriedade, sempre com foco na conservação da água e na sustentabilidade da produção.”
Ainda de acordo com Bárbara, os PIP’s funcionam como um diagnóstico detalhado da área rural. “Ele (o PIP) é o plano individual de cada propriedade e funciona como uma ressonância da área, indicando as práticas necessárias para melhorar a infiltração da água no solo, aumentar a qualidade e o volume hídrico, além de orientar o manejo de estradas, barraginhas e outras ações dentro da propriedade. Essa entrega traz mais segurança ao produtor e fortalece a credibilidade do programa”, completa.
Para Fábio Bakker, vice-presidente do CBH Paranaíba, a entrega dos projetos representa um passo estratégico para o futuro da produção agrícola. “Esse é um passo fundamental para entender o que cada propriedade precisa em termos de investimento para se tornar produtora de água. O Comitê entra com esse primeiro investimento - recurso da cobrança pelo uso da água na bacia e, junto aos parceiros, há disposição para novos aportes, garantindo uma atuação articulada e estratégica para assegurar água e produção de alimentos no futuro”, explica Bakker.
Já Luiza Mantiça Kreimeier, assessora técnica do Conselho Nacional do Café (CNC), destacou que os produtores contam com todo o suporte necessário para a implementação das ações previstas nos projetos e, inclusive, têm acesso a uma propriedade modelo, que servirá como referência prática, permitindo conhecer e avaliar as soluções antes de aplicá-las em suas próprias áreas. “Já temos recursos previstos para iniciar as implementações e teremos uma propriedade modelo que servirá de referência para os demais produtores. Os Projetos Individuais por Propriedade não são apenas documentos técnicos, mas ferramentas de tomada de decisão e investimento, essenciais para garantir os recursos hídricos e naturais para as futuras gerações”, completa Kreimeier.
A entrega dos PIP’s marca o avanço do Programa Café Produtor de Água na bacia do Santa Bárbara e reforça o papel do produtor rural como protagonista na conservação da água e na sustentabilidade da cafeicultura.